quinta-feira, 26 de março de 2009

50 por 1: Álvaro Garnero descobre os sabores, a fauna e as tribos indígenas da Amazônia Peruana

O programa 50 por 1 deste sábado, dia 28, vai explorar uma região ainda muito conhecida por suas lendas, mitos e histórias que despertam a curiosidade de qualquer pessoa. A atração desvendará os sabores, as cores, a fauna e flora, os segredos e a verdadeira face da Amazônia Peruana. Álvaro Garnero vai embarcar em uma aventura inesquecível a bordo do primeiro cruzeiro de luxo pelo norte do rio Amazonas, no Peru. Uma rota que o transportará pela história e os refinamentos da capital Lima, até a simplicidade, beleza e harmonia de Iquitos e do Rio Amazonas.

Na capital peruana, Álvaro Garnero visitará o templo Huaca Pucllana e conhecerá mais sobre a história dos Huaris, povo que habitou a região antes mesmo da civilização Inca. Para aproveitar os sabores da rica gastronomia local, ele experimentará o Ceviche, prato tradicional do litoral do país e considerado um patrimônio cultural do Peru.

O programa terá seu ponto alto em Iquitos, a porta de entrada para a Amazônia peruana. Álvaro encontrará um personagem muito especial, Walter Saxer, lenda viva do cinema e produtor do cultuado filme Fitzcarraldo, escrito e dirigido por Werner Herzog e estrelado pelo polêmico Klaus Kinski. Em Iquitos, Álvaro também vai experimentar a maior iguaria da região: carne de jacaré.

Mas a aventura não para por aí. Outro momento inesquecível levará Álvaro Garnero ainda mais para o meio da selva e de encontro com "Dom Lucho". "Dom Lucho" é outra lenda viva da Amazônia peruana e um dos curandeiros mais importantes da região. Seu Centro de Pesquisa Kapitari tem atraído estudantes, turistas, devotos e curiosos do mundo todo para descobrir mais sobre o poder da ayahuasca, que Álvaro fez questão de experimentar.

O programa também entrará em contato com duas tribos indígenas: os boras, que adoram uma festa e são conhecidos por suas danças e os yaguas, exímios guerreiros que usam uma arma muito peculiar, a zarabatana. Álvaro vai entrar na dança e testar sua pontaria com a zarabatana. Nas tribos, ele também vai provar a bebida típica da região, o masato, que consiste em uma aguardente feita à base de mandioca.

Durante a viagem de cruzeiro, Álvaro ainda vai conhecer a Ilha dos Macacos, um refúgio para a proteção de todas as espécies de símios da região, criado pelo visionário Gilberto Guerra Reategui. Álvaro também vai nadar com botos e pescar piranhas.

Veja fotos da viagem:

Clique nas imagens para ampliá-las.

Nenhum comentário:

Postar um comentário