terça-feira, 12 de maio de 2009

Ana Paula Padrão da entrevista coletiva: "Não me envolverei nas questões editoriais do ‘Jornal da Record’"

Fotos em alta resolução: Clique nas imagens para ampliá-las.
Jornalista irá apresentar o “Jornal da Record” ao lado de Celso Freitas; abdicou de cargo executivo para cuidar de projetos
O “Jornal da Record” sob o comando de Ana Paula Padrão ainda não tem data para estrear, mas a jornalista afirma que está mais feliz do que nunca com a nova fase profissional. “Quando me ligaram, me convidaram para ser âncora. Minha primeira reação foi dizer não, mas depois conseguimos negociar uma forma de eu fazer reportagens dentro do programa, que é o que mais gosto – ir para a rua”, contou ela durante sua primeira visita a nova casa – onde ficará pelos próximos quatro anos, o tempo de duração de seu contrato.

Para assiná-lo, Ana Paula tinha alguns pré-requisitos, como o de não ter um cargo executivo, que não a prendesse o dia todo na redação, assim como não trabalhar nos finais de semana e ter direito a reportagens. “Tenho 24 anos de jornalismo, mas apenas sete de bancada. Mas, quando me convidaram, conversei com meu marido e cheguei a conclusão de que se as pessoas me pediam para estar na bancada, é porque eu ainda tinha algo para dar”, disse.
Ana também dispensou cargos executivos porque quer poder se entregar para outras a
tividades que hoje também ocupam seu tempo. “Quero fazer minhas viagens, reportagens, mas também quero alimentar o meu site, tenho minha empresa para administrar, gosto do ócio, de ter tempo para namorar, ler um bom livro…”. É por essas e outras que Ana está adorando a ideia de dividir o “Jornal da Record” com Celso Freitas.

Heróis

Para Ana, hoje é muito difícil para os estudantes de jornalismo e jornalistas recém-formados encontrarem ídolos para se espelharem. “Tenho um projeto para palestrar, fazer workshops para essas pessoas. Tudo que eles precisam é de incentivo, alguém com paciência para ensinar”, afirma. Para a jornalista, é necessário um longo tempo para se formar novos profissionais. “Hoje não vejo isso. As pessoas estão muito apressadas.”
Jogos Olímpicos
A jornalista está confirmada no time de cobertura dos jogos olímpicos, exclusividade da TV Record. Ana Paula estará à frente dos jogos de inverno, dos jogos Pan-Americanos e das Olimpíadas de 2012. “Se meu nome não estiver nessa convocação, vou ficar muito triste”. Pois o diretor de jornalismo da emissora, Douglas Tavolaro, garante que ela estará lá, diretamente das cidades onde os eventos acontecerem.

Glamour

Durante entrevista, a âncora do “Jornal da Record” conta que hoje há todo um glamour por trás da função de apresentadora de telejornais. “Na verdade, toda a nobreza da profissão está na rua”, conta, salientando que as novas gerações não conseguem diferenciar muito bem uma celebridade de uma jornalista. “Eu não badalo quase nada. Gosto de ficar em casa, lendo, cozinhando…”

Filhos

Quando saiu da Rede Globo com destino ao SBT (2005), Ana Paula deixou claro que queria se dedicar mais á sua família e tentar ter um filho, mas isso não ocorreu. “Esse é um assunto muito doloroso. Tentei ter filho, mas não consegui. Cada um tem sua dor.”

Rompimento com SBT

“Meu contrato estava chegando ao fim. Eu não podia fazer o que eles estavam precisando nesse momento (ficar somente com a apresentação de programas). Durante as tratativas, antes que pudesse sobrar algum sabor amargo, preferi acabar com as negociações”, diz, ressaltando que deve muito ao dono do SBT, Silvio Santos. “Ele me deu a função de remontar o departamento de jornalismo da emissora o que foi um desafio e tanto. Nesse momento, o canal passa por decisões de negócios, das quais eu não poderia colaborar. Hoje, o pacote da minha vida fechou bem com a Record.”

Um comentário:

  1. porque vc tentou ter filhos e não conseguiu os medicos disseram que não podia ter, ou vc tem algum problema...

    ResponderExcluir