quinta-feira, 14 de maio de 2009

Roberto Cabrini desvenda a nova rota do contrabando

No próximo domingo (17/05) o Repórter Record revela o novo mapa da ilegalidade na fronteira mais crítica do Brasil. Durante quatro semanas, o jornalista Roberto Cabrini esteve na divisa com o Paraguai para investigar como contrabandistas trocaram Foz do Iguaçu/PR pela antes pacata Guairá/PR como porta de entrada para produtos importados.

A bordo de helicópteros, lanchas e viaturas 4X4, a equipe do Repórter Record percorreu as margens do Rio Paraná por mais de 1350 quilômetros para entender esta mudança de eixo na rota do crime que rouba R$ 9 bilhões dos cofres públicos todos os anos.

No caminho, os profissionais da emissora encontraram portos clandestinos e estradas de terra utilizadas pelos contrabandistas para driblar a fiscalização. O jornalístico especializado em matérias investigativas revela como agem os olheiros - os responsáveis por avisar os bandidos sobre a chegada da polícia. O programa mostra ainda como é fácil equipar um carro com rádio clandestino, capaz de entrar na frequência das autoridades e estragar operações de combate ao contrabando.

Eletrodomésticos, brinquedos, armas e drogas. Todos os dias, mil caixas com produtos ilegais atravessam a fronteira do País, nem sempre pela porta dos fundos. Roberto Cabrini mostra que é possível passar pela alfândega de Brasil e Paraguai sem que as autoridades parem o carro, façam uma vistoria ou sequer peçam o documento dos motoristas.

O Repórter Record vai ao ar neste domingo (17) logo após o Domingo Espetacular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário