terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Troca de Família: mãe da Argentina troca de casa com mãe brasileira

Começaram as gravações de Troca de Família com uma mãe da Argentina. O desafio da troca será entre uma numerosa família de negros brasileiros e uma descolada e pequena família de Vicente Lopes, cidade próxima de Buenos Aires, na Argentina. As mães trocaram de casa hoje e, nos próximos dias, terão o desafio de viver em uma nova realidade social e cultural, além de enfrentar as dificuldades do idioma.

A família argentina, formada pela mãe, o pai e a única filha, não é nada careta. A mãe Maribel é espanhola, já morou nos Estados Unidos e foi punk. Hoje é maquiadora de cinema, estudante de reflexologia e adora não se preocupar com horários. Gustavo, o pai, é dono de um bar, que atende na sua maioria turistas. O que não lhe falta experiência para lidar com as pessoas. A filha do casal se chama Kira, tem 18 anos, é universitária, dedicada e ajuda os pais a tocar o bar. Eles levam uma vida tranqüila, sem muito estresse, em uma das mais charmosas cidades latinas.

A família de São Paulo é constituída pelo casal: Luiz Carlos e Liliam, que são descendentes de famílias negras e humildes, seus filhos: Patrícia, Lucas e Matheus, o genro Christian (marido de Patrícia) e os netos: Patrick e Aaliyah. União é uma característica importante da família, que conquistou estabilidade financeira a custo de muito trabalho, e sucesso profissional com muita determinação. A família mora em uma casa grande, com piscina, churrasqueira, carros na garagem e todo conforto que sempre desejaram. Para adquirir tudo o que têm, eles enfrentaram e ainda enfrentam muito preconceito. Liliam conta que muitas vezes atendeu a porta da própria casa e ouviu "a patroa está?". A mãe desta família é biomédica, mestre em microbiologia pela USP e atualmente faz doutorado em laser também na Universidade de São Paulo. É ela quem mantém a casa em ordem e quem quer sempre dar a última palavra. Em Buenos Aires, Liliam vai precisar driblar o idioma e ainda viver em uma sociedade composta pela grande maioria de brancos.

Mais do que um intercâmbio cultural, a troca Brasil x Argentina vai promover uma discussão sobre o preconceito racial. A história de vida dessas duas famílias pode proporcionar uma saudável discussão sobre o tema.

O programa já gravou para esta temporada a troca de uma mãe portuguesa com uma outra brasileira. A participação de mães estrangeiras é uma das novidades desta terceira temporada de Troca de Família.

SOBRE O PROGRAMA

Versão brasileira do americano Trading Spouses, formato da Fox, o reality desafia duas famílias de estilos diferentes a trocarem de mãe por uma semana e oferece prêmio de R$ 25 mil (ou o correspondente em moeda local) a cada uma delas, mas quem decide como o dinheiro será usado é a mãe substituta. Durante o período da troca, ela terá que perceber as reais necessidades da nova casa e listar como o valor do prêmio será aplicado.

O programa trabalha com duas frentes de produção, que acompanham paralelamente a rotina de cada casa. No total, são cerca de 60 profissionais envolvidos, incluindo equipe técnica e a base de produção.


Fonte: Rede Record - Sala de Imprensa


Nenhum comentário:

Postar um comentário