terça-feira, 4 de agosto de 2009

Especial "Bela, a Feia": Uma bela entre várias feias

Competente e esforçada, Anabela sempre teve dificuldades por conta de sua aparência trapalhona, mal-arrumada e feia. No entanto, ela só vai perceber isso quando entrar num mundo onde, apesar de belas, as mulheres são fúteis, traiçoeiras e desprovidas de caráter. Para complicar sua situação, ela se apaixona por seu chefe, um mulherengo e playboy habituado a tudo de bom e a muitas mulheres fáceis. Apesar de simples, essa é a premissa inicial de Bela, a Feia, adaptação de Betty, la Fea, que Gisele Joras se prepara para estrear na Rede Record.

A nova produção, adaptada do original colombiano, mistura elementos tão recorrentes na teledramaturgia brasileira, apresentando o chamego e a essência do Rio de Janeiro. Para ter sucesso, essa comêdia romântica, a décima sexta produção da Record desde 2004, tem que ultrapassar os baixos índices deixados por Promessas de Amor, além de ter de provar que a parceria que a emissora fez com a Televisa foi, realmente, um bom negócio. Com um elenco composto por muitos atores da casa, a nova produção traz também muitas caras vindas da Globo e do SBT.


A partir de agora, entre no mundo de Bela, a Feia. Confira:

Video: Canal oficial da Tv Record


Continue lendo:




Ficha técnica

Uma novela de Gisele Joras
Baseada no original ‘Betty, la Fea’, de Fernando Gaitán
Escrita por Gisele Joras, Rodrigo Nogueira e Valéria Motta
Horário: 20h30
Direção de Edson Spinello e César Camargo
Direção geral de Edson Spinello
Antecessora: Promessas de Amor, de Tiago Santiago
Sucessora: a definir


O elenco

Giselle Itiê – Anabela Palhares
Bruno Ferrari – Rodrigo Ávila

Carla Regina – Cíntia Alcântara
Bemvindo Sequeira – Clemente Palhares
Bárbara Borges – Elvira Palhares
Sérgio Hondjakoff – Maximiliano Palhares (Max)
João Camargo – Haroldo Palhares
Luiza Thomé – Samantha Freitas
Raul Gazolla – Armando Freitas
Marcela Barroso – Ludmila Freitas
Jonas Bloch – Ricardo Ávila
Silva Pfeifer – Vera Ávila
Iran Malfitano – Adriano Gomes Ávila
Ester Góes – Bárbara Gomes Ávila
Guto – Augusto Gomes Ávila
Henrique Pagnoncelli – Ariosto Alcântara
Denise del Vecchio – Vanda Alcântara
Cláudio Gabriel – Nélson Barbosa
Laila Zaid – Magdalena Fonseca
Thierry Figueira – Dinho Aguiar
André Mattos – Ataulfo Aguiar
Gabriela Moreyra – Natália Brito
Aracy Cardoso – Regina Brito
Débora Gomez – Camila Pinho
Pérola Faria – Juliana Barros
Ângela Leal – Olga Santos
Simone Spoladore – Verônica Matoso
Roberta Gualda – Luzia Caldas
Sérgio Menezes – Diogo Marques
Daniel Erthal – Diego Souza
Ildi Silva – Dinorá Melo
André Segatti – Ivo
Natália Guimarães – Mariana




A história

Anabela é uma jovem competente e esforçada, mas sua aparência mal-ajambrada dificulta sua vida profissional. Ela não liga para nada que possa torná-la mais atraente. Bela mora com o pai, Clemente, e dois irmãos - Elvira e Maximiliano, o Max no bairro da Gamboa, zona portuária do Rio de Janeiro. Clemente é sambista e toca violão e é também um compositor frustrado. Elvira trabalha como manicure no salão Montezuma, de propriedade do tio, o deslumbrado Haroldo. Ao contrário de Bela, Elvira é vaidosa, apesar de seu gritante mau gosto para se produzir. Noêmia, a mãe de Bela e Elvira, morreu ainda jovem. Já Max é irmão delas apenas por parte de pai. A mãe dele, Samantha mora em Copacabana e o despreza sutilmente, mas, mesmo assim, Max sonha em poder sair do bairro simples onde nasceu e cresceu, para viver na Zona Sul com ela.

Bela oferece-se para trabalhar como secretária da agência de publicidade +/Brasil, mas embora tenha ótimo preparo, perde o cargo para uma mulher incompetente, porém muito bonita. Para sua sorte, uma ironia do destino faz com que ela acabe conseguindo desbancar a antiga concorrente alguns dias depois. O cargo de secretária do novo diretor-presidente, então, passa a ser seu.

A empresa onde Bela começa a trabalhar passa por uma fase tumultuada: Rodrigo, o dono da holding de comunicações e conhecido por ser playboy, mulherengo e bon-vivant, assume o cargo de diretor-presidente da agência +/Brasil, surpreendendo a todos. Mais do que surpreso, quem fica realmente revoltado com a nomeação é Adriano, primo de Rodrigo, que há anos trabalha na agência e não se conforma com o fato de que seu tio e padrinho tenha nomeado o inexperiente rapaz em seu lugar. Com a ajuda de Verônica, amante eventual de Rodrigo, Adriano fará de tudo para destituir o primo. Logo que começa a trabalhar na agência, Bela se encanta com Rodrigo, embora saiba que não tem chance alguma com o patrão. Rodrigo, sempre se envolveu com mulheres muito bonitas, não enxerga em Bela nada além de uma secretária eficiente. Por causa de sua aparência, Bela é ridicularizada por todos na glamorosa empresa. Ela tenta manter uma atitude positiva diante da situação, mesmo que isso às vezes lhe seja difícil.


Truques para ficar feia


Quem já viu Giselle Itiê na TV, não consegue imaginar a atriz feia. No entanto, a autora da nova novela da Record, Gisele Joras, conseguiu enxergar mais além. “Sempre imaginei uma atriz muito bonita, mas que, quando se transforma, fica muito feia”, refere a autora.

Depois de rescindir contrato com a Rede Globo, Giselle Itiê se preparou para viver a protagonista Anabela de Bela, a Feia. E os tiques de sua personagem já estão passando para a vida real, nomeadamente as risadas e o próprio comportamento.

Para compor o visual de Anabela, e ficar muito feia, Giselle Itiê vai usar um aplique para ficar com franja, roupas de gostos duvidosos, óculos com lentes ‘fundo de garrafa’ e ainda aparelho ortondôntico. No final, a equipe de figurino da novela fica ainda transformando a beleza da atriz em feiura pura para que ela entre em cena e se destaque… pela negativa e pelo espalhafatoso.


Mais uma adaptação de sucesso do fenômeno mundial?

Betty, la Fea, de Fernando Gaitán, lançou mundialmente essa onda de sucesso. A novela colombiana ganhou, anos mais tarde, um remake mexicano, produzido pela Televisa sob o título ‘La Féa Más Bella’ e a partir daí não parou mais. Países como Portugal, Rússia, Estados Unidos, entre quase setenta outros, já produziram localmente suas próprias versões.

No entanto, a versão brasileira produzida pela Record traz muitas diferenças relativamente ao original colombiano e ao remake mexicano. Nessa versão bem brasileira, que traz para a telinha o charme carioca, com ares de samba, calor e muita praia, Gisele Joras introduziu vários elementos que foram, supostamente, barrados na sinopse inicial apresentada à Televisa.

Entre as alterações no folhetim brasileiro constam a inclusão de muitos personagens, que serão verdadeiros canalhas, além de um desenvolvimento rápido de todo o passado da personagem principal. De acordo com Gisele Joras, isso “vai explicar a baixa auto-estima de Anabela”, uma vez que a autora “apenas pretende seguir a premissa inicial da trama”.


Parceria Record – Televisa

Depois de o SBT ter rompido a parceria com a Televisa para produzir remakes de novelas mexicanas, a Record surpreendeu, alguns pela negativa, por anunciar uma parceria com o mesmo propósito. Mas, ainda assim, com alguns aspetos diferentes, ou seja, a Record teria prioridade na escolha dos roteiros e dos vários elementos que seriam introduzidos nas tramas e ambas as produtoras partilhavam recursos financeiros para produzir as versões brasileiras.

Além disso, o contrato realizado entre ambas as produtoras estipula que a Record poderá deixar de produzir adaptações de formatos mexicanos, caso as novelas não atinjam um determinado patamar de audiência. Apesar disso, a Record aposta cerca de 300 mil reais na produção de cada capítulo e espera atingir uma audiência superior, pelo menos, ao atual deixado por Promessas de Amor.


Novela escolhida para subir

Tal como Amor e Intrigas, que vinha precedida dos baixos índices de audiência deixados por Luz do Sol, de Ana Maria Moretzsohn, também Bela, a Feia estreia na Record destinada a subir os índices deixados em baixo pela terceira parte da trama criada por Tiago Santiago, Promessas de Amor, que deixou a emissora para ir para o SBT.

A novela do autor, que deverá cravar média de 8 ou 9 pontos de média geral, se despede da grade da emissora depois de emplacar uma das médias mais baixas desde que a Record retomou o seu núcleo de teledramaturgia. Será que Bela, a Feia vai conseguir levantar esses índices, mesmo competindo com o final de Caminho das Índias e com a estreia de viver a Vida?


Futuro da Record depois de ataque do SBT


Bela, a Feia assume ainda grande importância por que deverá ser a primeira a provar que as novelas da Record, mesmo com a saída de Tiago Santiago e de Renata Dias Gomes, continuarão a captar bons índices de audiência. Além disso, a trama dirigida por Edson Spinello tem de provar que a emissora não atirou no próprio pé ao assinar um contrato com a Televisa.

Será que as adaptações introduzidas por Gisele Joras, e explicadas acima nesse especial, vão surtir o seu devido efeito?

Festa sem feias na parada

A festa de lançamento de Bela, a Feia demonstrou para os jornalistas que, fora dos cenários, não há feios na parada. O evento, que aconteceu no Leopolldo Itaim, em São Paulo, contou com vários atores e equipe técnica da novela, sem, uma vez mais, deixar transparecer qualquer indício da feiura de Giselle Itiê.

Conseguimos, uma foto de Gisele Itiê caracterizada de Anabela. Confira:



Pra marcar na agenda

Bela, a Feia estreia hoje (04) na Record, a partir das 20h30.

Fonte: Site NaTelinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário